Cuidando de Quem Cuida

Mães de West


O espanhol Torralba Roselló, professor de ética e filosofia na Universidade de Barcelona, fez a seguinte afirmação sobre o lugar do cuidado no desenvolvimento humano:

“O ser humano necessita cuidar de outro ser humano para realizar sua humanidade, para crescer no sentido ético do termo, mas, da mesma forma, necessita do cuidado de outros para alcançar sua plenitude, ou seja, para superar as barreiras e as dificuldades da vida humana”. (TORRALBA ROSELLÓ, 2009, p. 118)

A marca principal do ser humano é sua fragilidade e vulnerabilidade. Por isso, necessitamos de cuidado desde o nascimento até o momento da morte. E esta condição humana se intensifica no momento das enfermidades e de situações-limite.

A relação de cuidado envolve o ser cuidador e o ser cuidado, isto é, a pessoa que oferta o cuidado e aquela que o recebe. O que diferencia essas pessoas é o grau de vulnerabilidade durante a ação de cuidar e acompanhar. Entretanto, costuma-se deixar de lado ou até mesmo negar o fato de que a pessoa que cuida também necessita de atenção e cuidados.

Tendo isso em conta, o Instituto de Espiritualidade e Saúde desenvolveu o projeto “Cuidando de quem cuida”, a fim de favorecer a qualidade de vida e saúde àqueles e àquelas que dedicam as suas vidas a cuidar de outrem. Com base nesses pressupostos nasceu um projeto piloto chamado “Mães de West”.

Com um olhar de cuidado às famílias que tem em seu seio algum(a) familiar com deficiência intelectual, o Instituto de Espiritualidade e Saúde, representado na pessoa de Fabiana Torres Xavier, desenvolveu uma proposta de atenção e cuidado psicoespiritual às mães cuidadoras de crianças com Síndrome de West. Dentre as atividades desenvolvidas, tivemos atendimento psicológico gratuito; encontros virtuais de partilha, vivência e cuidado; escuta e cuidado espiritual.

No ano de 2021, ocorreram os atendimentos psicoterápicos gratuitos e os encontros virtuais de partilha, realizados por psicólogas voluntárias e colaboradoras de nosso Instituto. Já a escuta e o cuidado espiritual vem sendo realizados desde 2021. Foram desenvolvidos tanto como grupos de partilha com “Rodas de conversa” quanto como encontros individuais, ambos na modalidade on-line.

O cuidado de uma criança é uma responsabilidade familiar, mas a nossa sociedade cobra essa tarefa como sendo uma responsabilidade feminina. As mães dedicam-se, de modo quase integral, ao cuidado de seus filhos e filhas, às tarefas domésticas, aos companheiros, ao trabalho profissional entre outras atividades. Diante de tanta dedicação, suas necessidades e fragilidades são negligenciadas.

A ação de cuidar faz parte da essência humana; o cuidado corresponde a uma atitude, a um modo de ser no mundo e nas relações. Cuidar é compadecer-se, é contribuir para a autonomia e promoção da dignidade, é compartilhar responsabilidades, é buscar o alívio de sofrimentos e angústias, é respeito pela liberdade alheia; ou seja, cuidado é um dever ético e moral.

Se assim como nós, você acredita no poder da cooperação e da atenção a integralidade humana, oferte você também um cuidado ético e compassivo a cuidadores e cuidadoras que, assim como você, também precisam de cuidado.


Fabiana Torres Xavier
Mestre e Doutoranda em Teologia na PUCPR


avatar-figure

Fabiana Torres Xavier

Mestre e Doutoranda em Teologia pela PUCPR

Tem experiência na área de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: espiritualidade e saúde; com destaque em pacientes em tratamento psiquiátrico, idosos hospitalizados e cuidadores(as) de pessoas com deficiência intelectual. Pesquisa na área de iniciação cristã para pessoas com deficiência e projeto desenvolvido na área dos desafios e crises psicoafetivas do ministério ordenado. Linha de pesquisa: Teologia e Sociedade


Mais informações? Fala com a gente!